A FIA cumpre sua função: estragar a F-1 - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A FIA cumpre sua função: estragar a F-1

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·




Na corrida em que ia chegar ao recorde de vitórias de Michael Schumacher (91) na Fórmula-1, Lewis Hamilton sofreu duas punições no GP da Rússia, neste domingo. O hexaheptacampeão foi punido por treinar largada duas vezes quando estava levando seu carro para o grid de lagada. Certamente, ele não foi o primeiro a fazer tal coisa no automobilismo. Que perigo existe em fazer tal coisa quando todo mundo está andando devagar, sem risco pra ninguém? O Valtteri Bottas, que quase matou gente na prova anterior, quando tirou o pé em uma relargada provocando o efeito cascata no meio do pelotão, nem ao menos foi levado a julgamento pelos senhores comissários, empregados da FIA. Em Sochi, Hamilton pagou os 10 segundos da punição no pit stop e caiu para terceiro. Crime! Ah, quem venceu o GP da Rússia? Bottas, naturalmente!
Com isso, a Federação Internacional de Automobilismo cumpriu sua única função no momento: a de estragar a F-1, tão bem comandada pelos norte-americanos da Liberty. Acontece que quem faz as regras é a FIA. E nisso, já vejo uma possível luz no fim do túnel: a Liberty desvincular a F-1 da FIA. Se isso acontecesse, a F-1 perderia a legitimidade por não estar debaixo do guarda-chuva da FIA? E daí? A F-1 continuaria sendo o que é e aos engravatados da FIA restaria ficarem tomando champanha na suntuosa sede da entidade, na Praça de La Concorde, em Paris. Isso eles sabem fazer muito bem!
O Mundial continua daqui a duas semanas em Nürburgring, na Alemanha. Qual será a próxima punição que Lewis Hamilton sofrerá? Talvez por ser o melhor piloto da história da F-1.
Dá nojo isso!

Resultado final:
1) V. Bottas - Mercedes - 1h34min00s364
2) M. Verstappen - Red Bull - a 7s729
3) L. Hamilton - Mercedes - a 22s729

4) S. Perez - Racing Point - a 30s558
5) D. Ricciardo - Renault - a 52s065
6) C. Leclerc - Ferrari - a 1min02s186
7) E. Ocon - Renault - a 1min08s006
8) D. Kvyat - Alpha Tauri - a 1min08s740
9) P. Gasly - Alpha Tauri - a 1min29s766
10) A. Albon - Red Bull - a 1min37s860

11) A. Giovinazzi - Alfa Romeo - a uma volta
12) K. Magnussen - Haas - a uma volta
13) S. Vettel - Ferrari - a uma volta
14) K. Raikkonen - Alfa Romeo - a uma volta
15) L. Norris - McLaren - a uma volta
16) N. Latifi - Williams - a uma volta
17) R. Grosjean - Haas - a uma volta
18) G. Russell - Williams - a uma volta

19) C. Sainz Jr - McLaren - não completou
20) L. Stroll - Racing Point - não completou

Melhor Volta - V. Bottas - Mercedes - 1min37s030

Mundial de Pilotos 2020:
1) L. Hamilton - Mercedes - 205 pontos
2) V. Bottas - Mercedes - 161 pontos
3) M. Verstappen - Red Bull - 128 pontos
4) L. Norris - McLaren - 65 pontos
5) A. Albon - Red Bull - 64 pontos
6) D. Ricciardo - Renault - 63 pontos
7) C. Leclerc - Ferrari - 57 pontos
8) L. Stroll - Racing Point - 57 pontos
9) S. Perez - Racing Point - 56 pontos
10) P. Gasly - Alpha Tauri - 45 pontos
11) C. Sainz Jr - McLaren - 41 pontos
12) E. Ocon - Renault - 36 pontos
13) S. Vettel - Ferrari - 17 pontos
14) D. Kvyat - ALpha Tauri - 14 pontos
15) N. Hulkenberg - Racing Point - 6 pontos
16) K. Raikkonen - Alfa Romeo - 2 pontos
17) A. Giovinazzi - Alfa Romeo - 2 pontos
18) K. Magnussen - Haas - 1 ponto
19) N. Latifi - Williams - 0 ponto
20) G. Russell - Williams - 0 ponto
21) R. Grosjean - Haas - 0 ponto

Mundial de Construtores:
1) Mercedes - 366 pontos
2) Red Bull - 192 pontos
3) McLaren - 106 pontos
4) Racing Point - 104 pontos
5) Renault - 99 pontos
6) Ferrari - 74 pontos
7) Alpha Tauri - 59 pontos
8) Alfa Romeo - 4 pontos
9) Haas - 1 ponto
10) Williams - 0 ponto



3 comentários
Média dos votos: 130.0/5
Daniel Dias
2020-09-28 15:00:45
Pois é, campeões, muito bom esse debate de vcs. Ousaria inclusive dizer que os dois estão certos. Só um adendo: quando as regras são feitas para serem cumpridas só para um piloto e passando a mão sobre os outros (e tenho certeza de que a FIA decidiu antes mesmo do início do campeonato de que o Bottas não seria punido fizesse o que fizesse), a coisa está errada. Abraços.
Gabriel Dias
2020-09-28 10:52:14
Bom dia campeão. Concordo contigo no fato que se tem regra tem que ser cumprida, agora não concordo que se o Hamilton respirar mais forte eles já investigam enquanto acontece tantas outras coisas com outros pilotos que sequer são investigados, um exemplo está nessa corrida, Leclerc tirou o Stroll na primeira volta e nada aconteceu com ele que terminou em sexta com aquela carroça enquanto o Stroll poderia ter feito bons pontos assim como o Perez. Lembramos também que o Hamilton foi punido na primeira corrida quando o Albon forçou uma ultrapassagem por fora e saiu da pista, coisa de corrida, mas decidiram punir o Hamilton que nada fez, Bottas causou um efeito cascata na corrida passada que por sorte ninguém saiu ferido e nem um puxão de orelha aconteceu. Então digo, as regras estão aí, mereceu ser punido? Sim, se está na regra tem que ser punido, agora que punem todos quando cometem erros e não fiquem minando o Hamilton porque ele está sendo O Cara batedor de recordes, que irá continuar batendo mesmo assim, mas essa perseguição está chata. O Verstappen levou um tempão para começar a ser punido com os festivais de patifarias que fazia. Então que cumpram as regras a risca para todos. Ah e quanto ao Bottas ganhar a corrida do mesmo jeito, teria uma grande chances disso acontecer mesmo, mas como tu mesmo disse "se", pois tem muito fatores nisso, o Hamilton teria condições de ficar na pista por mais um pouco abrindo a diferença e estaria concentrado na corrida, poderia ser aquele Hamilton e segurar o Bottas ou não, mas será algo que nunca sabermos como seria, pois sem o Hamilton ali, o mínimo que o Bottas tinha que fazer era ganhar a corrida. Bem até a próxima. Abraço.
Francisco Cavalin
2020-09-28 01:47:46
Peço venia! Regras são feitas para serem cumpridas, se não querer ser punido, basta treinar largada no local correto, nem entrar nos boxes, quando o mesmo está fechado. O local de treinar largada era ao lado do semáforo na saída do box. Hamilton inclusive treinou a largada no local correto, depois parou na entrada da pista e treinou largada no local errado a primeira vez. O local escolhido por Hamilton era perigoso, e talvez por isto tenha tomado 2 pontos na super licença. Impressionante mesmo, foi a Globo demorar mais de 5 voltas para ver que o Hamilton estava sob investigação.

Não sei se o Hamilton conseguiria ganhar a corrida mesmo sem a punição, pois Bottas passou a andar mais rápido que ele após Hamilton usar pneus duros, mas isto é se, e universos paralelos não existem.

No link abaixo tem um vídeo que mostra exatamente o que Hamilton fez. Na minha opinião, ele mereceu a (dupla) punição.

https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/blogs/voando-baixo/post/2020/09/27/analise-as-punicoes-da-discordia-a-lewis-hamilton-no-gp-da-russia.ghtml

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal