Hamilton humilha com a pole em Sochi - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Hamilton humilha com a pole em Sochi

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·



A classificação para o GP da Rússia neste sábado foi digna de roteiro de Hollywood. No Q2, com os pilotos da Mercedes querendo fazer o tempo para a largada com os pneus amarelos, os médios, Lewis Hamilton ficou prejudicado quando Sebastian Vettel bateu forte sua Ferrari no meio do circuito. Veio bandeira vermelha, interrompendo o treino faltando apenas dois minutos e quinze segundos para o final. Como a volta em Sochi é longa, seria pouco tempo para todos os pilotos se colocarem na pista em suas tentativas de volta rápida. Hamilton conseguiu abrir sua última tentativa faltando menos de um segundo para terminar o tempo regulamentar. Para não arriscar mais, o hexaheptacampeão voltou para a pista com pneus vermelhos, os macios. Mesmo prejudicado pelo grande tráfego de pilotos naquele momento, o inglês conseguiu um tempo suficiente para ter o direito de participar do Q3.
E no Q3 veio a humilhação total para a concorrência. Já na primeira tentativa, Hamilton colocou mais de meio segundo no companheiro Vatteri Bottas. Na segunda, ele foi ainda mais rápido, batendo o recorde extra-oficial da pista de Sochi, superando a volta de Bottas obtida em 2018.
Na entrevista após a sessão, Hamilton agradeceu ao bom público que foi liberado para assistir à corrida no autódromo, com os devidos cuidados contra a Covid-19. Não considero que Hamilton tenha saído da classificação em desvantagem para Max Verstappen, que ainda conseguiu superar Bottas, e o próprio finlandês por ter de largar com pneus vermelhos. Por dois motivos: a pista de Sochi gasta muito pouco pneu e ele poderá ficar mais tempo antes seu pit stop. A segunda razão é mais importante: Hamilton terá um pneu com mais tração para largar, podendo manter a ponta com mais tranquilidade.
Por fim, uma nota para esse circuito de meia tigela: péssima pista para F-1, toda travada, estreita e sem pontos importantes de referência. Além disso, com muros muito próximos, ela é extremamente perigosa.
Ah, não esqueçam de que a corrida começa às 8h10min deste domingo. Fiquemos alertas!

Resultado da Classificação:
1) L. Hamilton - Mercedes - 1min31s304
2) M. Verstappen - Red Bull - a 0s563
3) V. Bottas - Mercedes - a 0s652
4) S. Perez - Racing Point - a 1s013
5) D. Ricciardo - Renault - a 1s060
6) C. Sainz Jr - McLaren - a 1s246
7) E. Ocon - Renault - a 1s320
8) L. Norris - McLaren - a 1s543
9) P. Gasly - Alpha Tauri - a 1s696
10) A. Albon - Red Bull - a 1s704
11) C. Leclerc - Ferrari
12) D. Kvyat - Alpha Tauri
13) L. Stroll - Racing Point
14) G. Russell - Williams
15) S. Vettel - Ferrari
16) R. Grosjean - Haas
17) A. Giovinazzi - Alfa Romeo
18) K. Magnussen - Haas
19) N. Latifi - Williams
20) K. Raikkonen - Alfa Romeo



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal