Hamilton é pole no Japão - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Hamilton é pole no Japão

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Lewis Hamilton brilhou novamente e conquistou a pole position do GP do Japão, décima sétima etapa do Mundial de Fórmula-1. As duas Mercedes largarão na primeira fila, com Valtteri Bottas em segundo. Hamilton teria conseguido a melhor posição em Suzuka de qualquer maneira, mas a Ferrari tratou de ajudar. De novo! Completamente perdida no acerto do carro desde sexta-feira, a equipe italiana se superou negativamente no Q3, a última parte do treino de classificação.
Com uma grande probabilidade de voltar a chover (a chuva caiu rapidamente no final do Q2), a equipe vermelha largou seus dois pilotos com pneus intermediários, com a pista seca naquele momento. Hamilton e Bottas já foram para as suas tentativas com pneus para o seco. Vendo o erro da Ferrari, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen anunciaram pelo rádio que voltariam para os boxes para colocar pneus slicks. Enquanto isto, Hamilton marcava o primeiro tempo, acompanhado de seu companheiro.
Quando as Ferrari voltaram, começou a cair os primeiros pingos de chuva. Tanto Raikkonen – em primeiro – quanto Vettel – logo depois - escaparam da pista quando subiram em zebras já molhadas. Não dava para fazer mais nada. Tanto que Hamilton e Bottas ainda trocaram pneus para tentar baixar mais seus tempos mas encontraram o asfalto já bem molhado e desistiram.
Em entrevista para o ex-piloto David Coulthard, após ter colocado as mãos sobre o aerofólio traseiro de sua Mercedes (foto aí de cima) – um gesto parecido com o de Ayrton Senna antes da fatídica corrida de 1994, em Ímola -, Hamilton inclusive comentou sobre o erro da Ferrari, perguntado pelo escocês:
- Vi agora pelos tempos no monitor que eles pegaram pista molhada, e nessas condições, não dava para eles fazerem nada. Nossa equipe trabalhou duro nos últimos meses para acertar o carro, e a prevenção desse tipo de erro e a tranquilidade nos momentos decisivos também fazem parte da organização de uma equipe.

Resultado da classificação:
1) L. Hamilton - Mercedes - 1min27s760
2) V. Bottas - Mercedes - 1min28s059
3) M. Verstappen - Red Bull - 1min29s057
4) K. Raikkonen - Ferrari - 1min29s521
5) R. Grosjean - Haas - 1min29s761
6) B. Hartley - Toro Rosso - 1min30s023
7) P. Gasly - Toro Rosso - 1min30s093
8) E. Ocon - Force India - 1min30s126
9) S. Vettel - Ferrari - 1min32s192
10) S. Perez - Force India - 1min37s229

11) C. Leclerc - Sauber
12) K. Magnussen - Haas
13) C. Sainz Jr - Renault
14) L. Stroll - Williams
15) D. Ricciardo - Red Bull

16) N. Hulkenberg - Renault
17) S. Sirotkin - Williams
18) F. Alonso - McLaren
19) S. Vandoorne - McLaren
20) M. Ericsson - Sauber



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal