Principais mudanças nas regras - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Principais mudanças nas regras

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Após mudar bastante a configuração dos carros de 2017, tornando-os até 5 segundos mais rápidos, dependendo da pista, a FIA mexe novamente nas regras técnicas e esportivas para este ano, com bólidos 35 quilos mais pesados. As principais mudanças são:

- Proibição da barbatana e a asa em T, em cima da própria barbatana - ótima medida, aquelas coisas são muito feias.
- Entrada do Halo, a estrutura de proteção da cabeça do piloto – esteticamente, um pavor. Mas se ajuda a salvar o piloto, ótimo.
- Apenas três motores por temporada – medida para baixar os custos. Na prática, pouco muda, porque as fabricantes aumentarão a vida útil dos motores. A F-1 sempre soube driblar este tipo de limitação.
- Mais um tipo de pneu slick macio – no caso, um grudento. Entra o pneu com faixa cor de rosa, o hipermacio, mais rápido que o ultramacio, que permanece. Não sei que nome os caras darão toda a vez que colocam um pneu mais macio. Era o supermacio, passou para ultramacio e agora, hipermacio. Se é para tornar os carros mais rápidos, ótimo.
- Baixamento da guarda com as punições no grid de largada – ótimo, tinha piloto que tomava tanta punição que largava de outro continente no domingo.
- Banimento da asa aberta, ou asa móvel, ou DRS – o chamado gol falso, pois não dava chance de defesa de posição para o piloto que ía à frente. Golaço! Esse, verdadeiro.



2 comentários
Média dos votos: 120.0/5
Daniel Dias
2018-01-11 16:17:39
Sim, campeão, entra mais um tipo de macio, a qual comentei. Este azul é do grupo dos pneus mais duros. Mas eu só comentei sobre os pneus macios.
Francisco Cavalin
2018-01-11 11:30:51
Daniel. Tu falaste em mais um pneu, mas a foto mostra o hipermácio (rosa) que tu falaste e um azul celeste entre o duro (laranja) e o médio (branco).

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal