É inglês, né? - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

É inglês, né?

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


Meu compatriota Lando Norris nasceu no dia 13 de novembro de 1999, em Bristol, na Inglaterra, exatamente treze dias depois que o finlandês Mika Hakkinen conquistava o penúltimo título de pilotos da McLaren, em uma batalha contra a Ferrari do irlandês Eddie Irvine, em Suzuka, no Japão. O último título da equipe inglesa veio com o maior de todos, Lewis Hamilton, em 2008, quando Lando ainda não tinha completado nove anos de idade.
Me chamou atenção a qualidade de pilotagem do Norris desde o primeiro momento em que o vi em ação. Já comentei, acho que ele será o próximo campeão da Fórmula-1, depois dos quinze, dezesseis campeonatos do Hamilton. Pra mim, não será Max Verstappen, em sim Norris. Além de tudo, o Norris é um baita cara, em 2021, comporá com o australiano Daniel Ricciardo a dupla de pilotos mais “galinha” do grid, já que os dois são uns brincalhões. A F-1 precisa disso.
Na Hungria, Norris apareceu com uma máscara anticoronavírus com a frase “We race as one”, algo como “nós corremos como um só” em uma brincadeira com a palavra “race” (corrida) e “raça”, que já disse aqui, considero que temos apenas uma raça, a raça humana, seja com a pele de cor preta, amarela, vermelha, branca.
No domingo à noite, quanto todos os seus companheiros já tinham tomado um avião para ir para suas casas, Norris foi trabalhar na desmontagem dos carros da McLaren em Hungaroring, juntamente com os mecânicos. É de tirar o chapéu! Acompanhe algumas frases dele:

"Eu já fiz isso algumas vezes antes, mas nunca apareceu nas mídias sociais. Não é algo que sinto que preciso colocar nas mídias sociais. É algo que eu já fiz em 2018 (com a McLaren, quando ele era piloto reserva), é algo que eu fazia desde o kart.
Costumava fazer isso com meu engenheiro de kart. Sempre tínhamos de limpar o kart, o protetor de corrente e a caixa de ar - e a maioria das coisas. E é algo que sempre gostei de fazer. Adoro fazer essas coisas desde criança, desmontar as coisas e assim por diante. Eu fiz isso o tempo todo, de alguma forma, do kart até a F-1.”

“Na F-1, é um pouco diferente - é algo que eu faço desde 2018, então quando eu estava fazendo alguns dos GPs, nos Estados Unidos, Japão, México, Abu Dhabi, eu também acho, e em 2019, eu fiz às vezes. Não faço isso toda vez ... mas é mais frequente quando meus voos são na segunda-feira. Na maioria das vezes, os voos acontecem no domingo à noite, você recebe suas informações e depois vai para o aeroporto, e está voltando para casa, enquanto nas segundass-feira, tenho a oportunidade de ficar com eles, na fábrica da equipe.”

"Eu gosto, é muito legal. Quem não gostaria de desmontar um carro de Fórmula-1, explorá-lo um pouco e trabalhar com os mecânicos? É apenas uma boa diversão. Você aprende algo novo sobre isso.”

“E é bom para a equipe, é bom para mim e meus mecânicos que estamos trabalhando juntos, estou ajudando-os, facilita o trabalho deles. Eles acabaram de fazer um fim de semana inteiro de corrida, fizeram três semanas seguidas, pensei que poderia ajudar e facilitar a vida deles.”

“Não é algo que eu escolhi fazer porque fizemos três semanas seguidas, como já fiz várias vezes antes, é mais o fato de apenas ajudá-los de qualquer maneira, eu gostando, passando algum tempo com eles. Nós rimos muito, temos algumas piadas, e eu gosto de passar tempo e trabalhar com os mecânicos e os engenheiros, assim como Will (Joseph), meu engenheiro, também o faz.”



2 comentários
Média dos votos: 125.0/5
Daniel Dias
2020-08-01 20:17:13
Obrigado, Maurício.
Bem lembrado a integração Piquet/carro, isso tá desaparecendo da F-1.
Maurício Dias
2020-07-31 15:24:42
Bela reportagem Daniel. É temos um piloto completo de F1, isso a gente via na antiga F1 ( ex.: Nelson Piquet ) , quando pilotos eram mais integrados aos carros, participando bastante das regulagens dos mesmos. Além disso é um piloto " boa gente " , gosto de pilotos assim.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal