Por que ninguém gosta do Vettel? - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Por que ninguém gosta do Vettel?

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

A intensa disputa entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel para ver quem será o primeiro pentacampeão está produzindo também uma outra reação, para mim, sem o menor fundamento de realidade. E aí vem a pergunta do título deste post: por que ninguém gosta do Vettel? Buenas, em primeiro lugar, quero dizer que eu gosto dele. Aliás, desde que ele surgiu para o mundo da Fórmula-1 vencendo o GP da Itália de 2008 a bordo de uma Toro Rosso, torço por ele. A luzinha vermelha de alerta sobre a rejeição sobre o piloto alemão acendeu para mim após o choque entre o Sebastian e o Lewis na primeira volta do GP da Itália do último domingo e se confirmou no comentário do Reginaldo Leme no Jornal Nacional de segunda-feira. Explico: não bastou para as pessoas a brilhante manobra de Hamilton naquela ocasião nem depois na ultrapassagem maiúscula do inglês sobre a outra Ferrari, a do Kimi, elas, as pessoas, tinham a necessidade fervorosa de também bombardear o Vettel. Resumidamente, o Regi disse que o Hamilton está conseguindo superar o melhor carro da Ferrari com muito talento e que o Vettel está entregando um título quase ganho por culpa de suas trapalhadas.
Péra aí! Começo pela segunda parte da fala do meu amigo Reginaldo: quem faz trapalhadas é trapalhão. Mas o Vettel está léguas distante de ser um trapalhão. O Sebastian já é um dos maiores pilotos de todos os tempos da F-1, ao lado, por exemplo, do próprio Lewis. No domingo, o Vettel poderia ter evitado o choque com o Hamilton. Mas aí tem uns detalhes importantes: o Vettel tem uma coisa muito particular. Em situações extremas durante as corridas, ele meio que fica cego e não pensa na disputa pelo título nem nas consequências. Tudo o que importa para ele nesses momentos é seguir em frente. Considero isso um defeito mas também uma virtude. Os aficionados por automobilismo não estão sempre pregando que querem ver pilotos combativos na pista? Então... Outro detalhe interessante no choque dos dois rivais em Monza tem a ver com o lado psicológico. Vettel "matou" Hamilton em Spa neste ano aplicando uma ultrapassagem brilhante sobre o inglês logo após a largada. Na cabeça do Vettel, a ultrapassagem que sofreria – e realmente sofreu - de Hamilton logo após a largada em Monza teria igual força psicológica. Então...
A primeira parte do comentário do Reginaldo não é verdadeira. Quem vê as pessoas dizendo que a Ferrari tem um melhor carro, parece que os italianos contam com um foguete igual ao da Mercedes de 2014 a 2017. A Ferrari tem um carro um pouco melhor neste ano, no entanto, a Mercedes continua tendo uma máquina extremamente eficiente, que, nas mãos do Hamilton, se iguala ao bólido vermelho.
Hamilton está encaminhando seu penta neste ano com muito talento? Está! Vettel está entregando o título para o rival por suas trapalhadas? Não!
E, pessoas, parem com esta aversão ao Vettel!
De qualquer forma, continuarei gostando, e muito, do Sebastian. Vocês deixam, né?



2 comentários
Média dos votos: 125.0/5
Daniel Dias
2018-09-07 05:51:33
Valeu, Mauro!
Mauro
2018-09-06 16:37:51
Aí Daniel, concordo contigo em gênero número e grau. Ninguém é TETRA por acaso.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal