A nova qualificação - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A nova qualificação

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


A Liberty Media, dona da Fórmula-1, e que acerta bem mais que o calendário de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, testará neste ano um novo formato de classificação para o grid de largada, com uma mini corrida no sábado, um pouco mais tarde do que de costume. Provavelmente, o novo sistema será testado em três GPs este ano, dois na Europa, Inglaterra e Itália (Monza), e um em Interlagos, no GP do Brasil, sim, porque eu me nego a chamar de GP de São Paulo.

Como funcionará?
Na sexta-feira, terá o primeiro treino livre e depois a sessão classificatória como é feita atualmente, com Q1, Q2 e Q3, com o pilotos podendo usar apenas os pneus macios, os vermelhos. No sábado, terá o segundo treino livre, com a mini corrida depois, com vinte e cinco minutos à meia hora de duração, para definir a ordem de largada da prova, no domingo. Na prova, todos os pilotos poderão escolher com que tipo de pneu largarão. Os procedimentos de prova nada mudam.
Parece interessante. Ou não?



2 comentários
Média dos votos: 125.0/5
Daniel Dias
2021-04-30 00:22:14
Grande Professor! Analisarei com o maior carinho tuas sugestões para quando houver as tais mini corridas e como elas atingirão nosso Bolão.
E concordo plenamente:
GP Cidade do México quer dizer GP do México.
GP de São Paulo quer dizer GP do Brasil.
O nome do circuito da Áustria sempre será Zeltweg.
Quanto à Ímola, eles não podem usar mais o nome San Marino, por questões legais com o 'país' San Marino.
Abração.
Mario Gayer do Amaral
2021-04-28 15:24:21
Tão interessante que impacta nosso Bolão aqui. Sugiro, Daniel, se me permite, já que é uma corrida de classificação, por que não fazer o sistema de pontuação nossa pela metade dos pontos da corrida com os cinco primeiros assim como a corrida normal, o que acha?

E também não gosto desses nomes novos dos GPS. Parece que tira a identidade histórica das corridas. Eu mesmo dificilmente chamarei a prova de Ímola como Emília-Romanha, será sempre San Marino. Pra mim GP de Interlagos é do Brasil e de Hermanos Rodriguez é do México sempre.

Assim como a Áustria será sempre Zeltweg no meu coração, embora Spielberg não seja um nome tão ruim. É bom lembrar que os austríacos batizaram um estádio com nome de Arnold Schwarzenegger, aliás, como gostam de cinema, né?

Um grande abraço, Daniel. E até a próxima.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal